15/08/2018 às 16:42

Celular: cliente deve exigir a nota fiscal e conferir o número do Imei

divulgação

Não há o que o consumidor possa fazer para evitar a clonagem do seu celular. Mas há duas formas de se proteger para reduzir as chances de comprar um aparelho irregular e correr o risco de ter o celular bloqueado.

— A primeira é exigir a nota fiscal e conferir se o número do Imei que consta do documento ou no adesivo colado na bateria é o mesmo que aparece na tela ao digitar *#06#. A segunda é não cair na armadilha de preços muito abaixo da média do mercado. Se desconfiar da oferta, denuncie ao Procon e à polícia — recomenda Rafael Zanatta, pesquisador em direitos digitais, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

A advogada Suzana de Toledo Barros, diretora do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon), lembra que fraudes com o Imei acontecem no mundo todo. E ressalta que a atuação da Anatel, em parceria com as operadoras, para retirar do mercado os aparelhos irregulares, por meio do bloqueio de Imei, não é suficiente para resolver o problema:

— Como há formas de burlar o bloqueio, só há um caminho para se evitar as fraude: o desenvolvimento de tecnologia que impeça a clonagem. A bola da vez está com a indústria.

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) destaca que a clonagem “basicamente ocorre em celulares frutos de roubo e irregulares”.

“Clonar ou adulterar Imei tem quase sempre motivação criminosa, e a forma mais efetiva de combater esta prática é alterar a legislação para torná-la crime, como já acontece com a adulteração do número de chassis de automóveis”, diz a entidade em nota.

PARA SABER SE O CELULAR É REGULAR

O que é Imei?

O Imei é a sigla em inglês para Identidade Internacional de Equipamento Móvel. É como o número do chassi de um carro: único para cada celular.

Onde verificar ?

O número do Imei pode ser verificado na nota fiscal e em adesivo colado na bateria do aparelho. Digite a sequência *#06# no celular e aperte a tecla para ligar para conferir se o número que aparecerá na tela confere. Se não for igual, o aparelho é irregular.

E os aparelhos comprados no exterior?

Eles são considerados regulares se forem certificados por organização estrangeira que dê tratamento recíproco ou que integre o Memorando de Entendimento do qual o Brasil seja signatário. Neste caso, terão Imei.

Se meu celular for clonado vai alterar a conta?

A clonagem costuma ser só do aparelho, não do chip, por isso, não altera a conta de consumo.

Qual o risco da clonagem para o dono do aparelho?

Caso o celular clonado seja usado para atividade criminosa, o dono do aparelho pode ser convocado a ir à delegacia para comprovar que não se trata do seu dispositivo.

Fonte: http://www.clipping.abinee.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?...

Problemas com a imagem

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico e Eletrônico do Estado do Tocantins

  • Endereço:
    104 Norte - Rua NE 11 - Lote 02 - Sala 2 - Plano Diretor Norte
  • CEP: 77006-030
  • Processo: 419
  • Telefone(s):(63) 3215-1900
  • Email contato: sicovameto@gmail.com
  • Presidente:
    RUBENS PEREIRA DA LUZ