Intenção de consumo sofre a maior queda do ano em junho

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) sofreu a maior queda do ano, na variação mensal: -1,9%. Com isso, o índice marcou 96,1 pontos no mês de junho, conforme divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em parceria com a Fecomércio Tocantins.

O mês foi marcado por quedas em diversos subindicadores analisados na pesquisa, sendo que o item Compras a Prazo, que avalia o ponto de vista do consumidor sobre o acesso ao crédito, se destacou com recuo de -9,7%. Apenas o item Situação Atual do Emprego, que aponta o sentimento do entrevistado em relação ao trabalho na comparação com o mesmo período do ano anterior, apresentou crescimento na variação mensal (2,8%).

Variação anual

Apesar das quedas mensais, a ICF apresentou crescimento de 1,5% na comparação anual, já que em junho do ano passado o índice registrou 94,7 pontos. “Ou seja, mesmo com resultados negativos, percebemos que ainda estamos melhores em relação a 2018. Porém, é preciso cautela. Junho registrou a quarta queda consecutiva do ano, configurando uma tendência de pessimismo e precaução por parte dos consumidores”, explica a assessora econômica da Fecomércio Tocantins, Fabiane Cappellesso.

(Ascom Fecomércio Tocantins)

Problemas com a imagem

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico e Eletrônico do Estado do Tocantins

  • Endereço:
    104 Norte - Rua NE 11 - Lote 02 - Sala 2 - Plano Diretor Norte
  • CEP: 77006-030
  • Processo: 419
  • Telefone(s): (63) 3215-1900
    Fax:
  • Email contato: sicovameto@gmail.com
  • Presidente:
    RUBENS PEREIRA DA LUZ